0

Notícia atualizada em

Representante do grupo de Acesso 2, a escola de samba Sociedade Imperador do Ipiranga, localizada no coração do bairro que foi cenário da Independência da República em relação a Portugal, em 1822, teve o nome inspirado em Dom Pedro, 146 anos depois do grito da Independência. Em dezembro do mesmo ano, Pedro foi coroado o primeiro imperador do Brasil.

Fundada em 27 de setembro de 1968 por um grupo de amigos moradores das vilas Carioca e da Independência, entre eles Laerte Toporcov hoje personalidade do bairro, a Imperador do Ipiranga teve como sua primeira sede a Sociedade Amigos do Bairro, localizada na rua Auriverde, na Vila Carioca, próximo da comunidade de Heliópolis.

No ano seguinte, 1969, o departamento se tornou escola de samba e o primeiro desfile foi um protesto para chamar atenção das autoridades que os moradores do bairro sofriam com as fortes enchentes. Com carros alegóricos imitando barcos o desfile foi um sucesso e contou com a participação de muitas famílias de Heliópolis.

“A história da fundação da nossa escola é motivo de orgulho para nossos componentes que são apaixonados por Carnaval e pelo bairro que representamos e que nos acolheu”, conta Rodrigo Souto, presidente da escola.

Além da importância cultural de lutas durante os 51 anos da Imperador, a escola sempre atuou na formação de sambistas, se tornando um celeiro de bambas. No âmbito social, desde a pandemia do Coronavírus, vem se destacando no acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade distribuindo cerca de 25 mil refeições diárias, entregando cestas básicas, kits de limpeza, leite, legumes e máscaras faciais.

Comentários do Facebook

Ouça o samba campeão da X-9 Pioneira

Previous article

Desfile da Vai-Vai pretende resgatar dignidade dos povos africanos

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like