0

Notícia atualizada em

“Na fé do trevo, eu te benzo! Na fé do trevo, te curo. Rezadeiras” é o tema do enredo 2021 da tradicional Camisa Verde e Branco. O projeto foi divulgado hoje (23) através de um vídeo nas redes sociais do ‘Trevo da Barra Funda’ e será desenvolvido pelos novos carnavalescos, Leno Vidal e Renan Ribeiro.

A publicação traz um texto com informações sobre o projeto e também um belo vídeo mostrando a atuação das rezadeiras ou benzedeiras. A Camisa Verde e Branco desfilará pelo Grupo de Aceso 1.

 

Lá no Norte, em Belém do Pará quando criança, minha avó sempre mandava chamar dona Noca para benzer sua erisipela, ela era a única rezadeira da cidade em que morava…. Com terço no pescoço, lá vinha ela com sua sacola, dela retirava uma vela e uma faca, dona Noca benzia a erisipela da vovó com uma faca, rezava e fazia o sinal da cruz sobre,a perna, como se estivesse cortando aquele mal…

Leno Vidal

Nasci na Penha, e no início dos anos 90 ainda existia um formato nostálgico de bairro com clima de cidade do interior, conhecíamos todos os vizinhos. Dona Rosa era a senhora benzedeira que morava ao lado do colégio, e a impressão que eu tinha era que ela curava qualquer coisa. Uma das lembranças mais antigas que eu tenho da minha infância é de um banquinho branco onde ela nos colocava sentado, e ela atrás de mim sussurrava sua reza com um maço de planta e um terço, meu olhar assustado para minha mãe era facilmente abrandado pelo sussurro da Reza de Dona Rosa.

Renan Ribeiro

Essas são as nossas primeiras lembranças de uma rezadeira… Acreditamos que todos nós tenhamos em nossas memórias afetivas, lembranças, vivas, dessas mulheres rezadeiras… Qual a sua?

Rezadeiras, benzedeiras, curandeiras, remedeiras, costureiras de machucaduras…. No saber popular é a “prática do ofício tradicional da cura”.Tantas são as denominações, dessas tradições. E quem já entrou num Congá e levou uma baforada do cachimbo de uma preta velha, ou foi rezado (a), benzida (o) por uma senhora rezadeira?

Presidente Érica Ferro

Departamento de comunicação Dora Lia Gomes e Pedro Borges

Logotipo 2021 da Camisa Verde e Branco (Divulgação)

Comentários do Facebook

Leia a sinopse do enredo 2021 da Acadêmicos do Tatuapé

Previous article

Live do Amantes: Royce relembra sucessos e critica julgamento do quesito samba-enredo

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like