0

No Carnaval 2017 a escola de samba Império Lapeano desfilará pelo Grupo 2 da UESP com o enredo “O bom filho não foge à luta! Escolhe em qual mentira acreditar? Não desiste nunca”. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Carlos Marques.

A direção da agremiação entrou em contato com o Amantes para encaminhar o texto.

Quem tiver interesse em compor uma obra e participar do concurso de samba-enredo para o carnaval 2017 basta encaminhar uma mensagem o email: esimperiolapeano@gmail.com

Leia a sinopse e o regulamento da Império Lapeano para 2017

CARNAVAL 2017

“O BOM FILHO, NÃO FOGE À LUTA! ESCOLHE EM QUAL MENTIRA ACREDITAR? NÃO DESISTE NUNCA…”

PREFÁCIO

Nosso enredo será ilustrado em forma de um conto, onde a história deixa dúvidas.

A E.S. IMPÉRIO LAPEANO, vem retratar a vida do nosso povo; povo que mesmo com a turbulência do dia veste a camisa verde e amarelo, sonha e tenta escolher para si talvez a melhor opção Acredita mesmo sem acreditar, pois, traz na alma e no coração a força surreal, o chamado de esperança e fé; porém, não desiste jamais…

ENREDO

Em um lugar distante, quer dizer,  talvez, sei lá, havia um contador de história, que por coincidência, aglomerava muita gente numa tenda circense, para contar sua história e, diferente do habitual, todos sentavam-se no picadeiro para ouvi-lo…

Dizia ele:

– No ano de 1500, Portugueses cheios de boas intenções cruzaram o oceano, aportaram em nosso solo e logo perceberam que estavam em uma terra de progresso, igualdade e futuro. Éramos um país colonial, em nossas terras viviam brancos, negros e índios em total harmonia, pois bem! O tempo passou e ao longo de décadas tudo foi tomando rumo, veio o progresso as coisas transitavam perfeitamente.

Em meio ao público uma criança explanou:

-Acho que isso não é verdade!

O contador de histórias disse:

-Fica quieto menino! Falo a verdade! E se você não calar, quando a noite chegar e for dormir o bicho papão vai pegar você, quero que preste atenção, pois esta história é verdadeira. Se você algum dia contar de outra forma, seu nariz vai crescer?

Sorriu o contador de história e voltou ao conto:

-O tempo passou tecnologias foram criadas, aqui não existe ganância entre os homens, inclusive criaram armas de fogo, somente com a intenção da caça para sua própria subsistência . O homem também criou a máquina de voar e um dia ele pisou na lua, fato este visto pelo mundo inteiro através da mídia televisiva; televisão esta que também nunca fez programas para enganar o telespectador.

O público gargalhou…

-Quietos! Disse o contador de história.

-Toda tecnologia criada pelo homem foi e sempre será visada no bem comum de todos, afinal, também vivemos num país onde não existem doenças causadas por experiências mal sucedidas, aqui o doutor é doutor! Em nossa terra tudo é perfeito; os homens são governantes e responsáveis, criam leis para favorecer a todos em tamanha igualdade.

Quando alguém gritou!!!

-Que país é esse! Que estás falando?

O contador de histórias respondeu:

-Estou falando do país onde vivemos; vou citar algumas situações e tire suas conclusões!

-Aqui existe boas escolas, a educação é exemplo para o mundo!

-Nosso sistema de saúde é eficaz!

-Aqui ninguém passa fome!

-Não temos menores abandonados!

-Todos tem um lar, para chamar de seu!

-Existe reforma agrária!

-Desemprego…. Nunca se ouviu falar!

-Aposentadoria, não tarda! Por isso não falha!

-Inflação… o que é isso!

-Laser e diversão, é direito de todos!

-Pessoas casam-se e são fiéis, até que a morte os separem!

-O policiamento é intensivo, somente para orientar, pois, não existe bandidos na rua!

-A tal das falcatruas e corrupção, pode ser fato em outros lugares, porque aqui elegemos homens de bem, que governam para o povo!

A vaia foi geral

Quando um sábio homem levantou e tomou para si a palavra:

-Nota-se que você é político! Você não diz a verdade! Somos sim, um povo alegre e solidários, vivemos o oposto de tudo que diz, está tentando nos lubridiar, você está querendo nos fazer de marionetes, somos uma brava gente, filhos de nossa pátria amada chamada Brasil, somos um povo cheios de esperança, regido pela fé em Deus e protegido por um cavaleiro de lança e escudo na mão…Nossa fé não costuma falhar! “Salve Jorge”, nosso povo busca a dignidade em todos os sentidos, acreditamos mesmo sem acreditar, sabemos que um dia nossa hora vai chegar e nunca nos cansaremos de reivindicar também lutar …

O contador de histórias se calou e o público aplaudiu!

Fim

Por: Carlos Marques

REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO SAMBA ENREDO 2017

1º – Não existe taxa de inscrição e qualquer compositor pode apresentar sua obra no concurso do samba-enredo.

2º – As composições serão aceitas até 17/07 (domingo) às 20h na quadra: Avenida Mofarrej 471, Vila Leopoldina, São Paulo ou via e-mail ccarlosmarques@hotmail.com, sendo obrigatório 10 cópias da letra e gravação simples com voz e cavaco.

3º – O samba deve estar de acordo com a sinopse, contendo o nome da escola de samba, melodia inédita e fácil interpretação; recomendamos que o samba tenha no máximo 30 linhas.

4º – A mesa julgadora será definida pela diretoria e na final somente um samba será considerado vencedor, representando a escola no Carnaval 2017.

5º – É de responsabilidade da agremiação uma possível alteração no regulamento, incluindo data, horário ou critério de julgamento. Todas as informações serão repassadas com antecedência.

6º – A apresentação das obras será realizada no dia 24/07, com início às 19h e a grande final acontece dia 31/07, no mesmo horário.

7º – Haverá uma premiação em dinheiro para a equipe vencedora, com valor simbólico. Vale levar em consideração o grupo qual a entidade está no momento; 2 da UESP. Será entregue um troféu para o primeiro lugar e uma possível divulgação com nomes dos compositores em possíveis meios de comunicações.

8º -Após o anúncio, a canção campeã passa a ser de uso exclusivo da Império Lapeano, podendo haver eventual alteração se assim necessário. O samba será gravado pelo intérprete da escola.

9º – Para mais esclarecimentos ou dúvidas sobre o enredo, fica à disposição o número (11) 94628-1901 WhatsApp do carnavalesco Carlos Marques.

 

Comentários do Facebook

Leia a sinopse 2017 da Vai-Vai

Previous article

Definida a ordem dos desfiles das escolas de samba de São Paulo

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like