Neste sábado (20), a Nenê de Vila Matilde anunciou o tema de seu enredo para o Carnaval 2020: “O presente da Deusa e o brinde da Águia”. O projeto foi anunciado durante a realização da primeira edição do “Nenê Beer Fest”, uma festa regada a samba e cerveja.
A agremiação contará a história da cerveja, desde sua origem na antiguidade até sua transformação em um símbolo da identidade brasileira e será desenvolvido pelo carnavalesco Zilkson Reis.
O enredo terá início com o surgimento da bebida na Suméria, região mesopotâmica, e passará pelos principais pontos de sua trajetória histórica até a chegada no Brasil: Egito Antigo, Império Romano, navegação holandesa e comitiva da Família Real Portuguesa. Em seguida, serão abordados os efeitos culturais da popularização da cerveja no Brasil e como a bebida se tornou um símbolo da nossa identidade, a partir de sua associação com diversas atividades e expressões culturais. Dentre elas, o samba.
“A cerveja é a fiel companheira do compositor em busca da inspiração para escrever. É o ingrediente essencial que não pode faltar nas rodas de samba. É o combustível do sambista que leva o corpo a dançar. É o símbolo da vitória, a estrela principal dos brindes das conquistas. É a bebida oficial da Nenê de Vila Matilde, que faz a nossa comunidade vibrar e sonhar com a volta dos dias dourados, com os voos ao infinito da nossa amada águia altaneira”, ressalta a explanação do carnavalesco.

Identidade visual do enredo 2020 da Nenê (divulgação)
Em 2019, a escola ficou na terceira colocação do Grupo de Acesso com o enredo “A majestade do samba chegou! Corri pra ver… pra ver quem era. Chegando lá, era a Nenê e a Portela”.
Em 2011, a Império de Casa Verde levou para avenida o tema “Samba sabor cerveja. Admirada a milênios, a mais nova sensação nacional”, que também conta a história da bebida.
Comments