0

Na noite desta segunda (03), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo anunciou, por meio de suas redes sociais, que foram definidas as datas em que cada escola do Grupo Especial irá desfilar.

O evento antecede o sorteio da ordem dos desfiles, previsto para acontecer no próximo dia 18 de junho.

Por definição, estarão no pote da sexta-feira apenas quatro escolas: Dragões, Tatuapé, Império de Casa Verde e X-9 Paulistana. As quatro agremiações unem-se à Barroca Zona Sul (que abre o desfile por ter sido vice-campeã do Grupo de Acesso 1), à Tom Maior (que é a segunda escola a desfilar na sexta-feira por força do artigo 47 do Regulamento de 2019), e à campeã Mancha Verde, que escolheu o dia e posição em que vai desfilar no próximo Carnaval.

No sábado,  o pote será preenchido com o nome de cinco agremiações: Rosas de Ouro, Vila Maria, Águia de Ouro, Gaviões da Fiel e Mocidade Alegre. Elas se juntam no segundo dia de desfiles do Grupo Especial àquelas escolas que, por força do Regulamento, já têm posição definida: Pérola Negra (que abre o sábado por ter sido campeã do Grupo de Acesso 1) e Colorado do Brás (que é a segunda escola a desfilar no sábado, segundo o artigo 47).

Isso quer dizer que das 14 escolas que compõem o Grupo Especial, cinco não participarão do sorteio por já terem posição definida ou o direito de escolha (concedido apenas à campeã).

 

Curiosidade

Desde a fundação do Amantes do Carnaval de São Paulo (como um grupo no Facebook), assim desfilaram as escolas que hoje compõem o grupo especial.

As mudanças ficam por conta de escolas como a Barroca, que há muito tempo vem oscilando entre o domingo (Grupo de Acesso 1) e a segunda-feira (Grupo de Acesso 2, antigo Grupo 1 da UESP). Agora ascende ao Especial com a missão de abrir a sexta-feira de Carnaval.

Outra mudança é a presença da Dragões na sexta em 2020, visto que desde 2016 a escola marca presença no sábado. A Colorado do Brás, que em 2019 abriu o grupo especial na sexta, migrou para o sábado em razão do regulamento.

A Sociedade Rosas de Ouro, que desfilou às sextas em seis oportunidades nos últimos oito anos, desfilará pelo segundo ano consecutivo no sábado.

Isso tudo, é claro, se não houver qualquer mudança no dia do sorteio, previsto para ocorrer em 18 de junho.

 

 

Comentários do Facebook

Leia a sinopse 2020 da Dragões da Real

Previous article

Algumas curiosidades e superstições do Grupo de Acesso

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like