Home / Carnaval 2017 / Proliferação de enredos fakes invade o Carnaval de SP

Proliferação de enredos fakes invade o Carnaval de SP

Um dos períodos mais aguardados pelos sambistas e também pelos simpatizantes do Carnaval de São Paulo é a temporada de anúncio dos enredos que embalarão os desfiles do ano seguinte. Nesta fase, a uma grande procura por informações relacionadas aos novos projetos das agremiações filiadas à Liga e Uesp. A busca se concentra nos canais de comunicação das entidades e também nos veículos de imprensa especializados

Mas o que tem chamado atenção em meio a este processo, especialmente neste ano, é a quantidade de imagens estampando temas não oficiais. São montagens, algumas muito bem elaboradas, que despertam a curiosidade dos internautas e em alguns casos os fazem acreditar que são realmente verdadeiras.

Uma pesquisa realizada pelo Amantes perguntou ao leitor o que ele acha da propagação desses conteúdos nas mídias sociais. Nossa equipe identificou diversos cometários e 70 % das respostas apoiavam as ilustrações. A maioria não vê nenhum problema e acha divertido.

“Nada demais. Isso aqui é a internet e meme é meme. Todo mundo sabe (ou deveria saber) que enredo só se confirma quando a própria escola divulga” – Thiago Gonçalves

“Acho engraçado. Isso mostra o quanto o povo e criativo e pensa no carnaval em si. Além do mais, em um mundo onde só lemos coisas pesadas, um pouco de humor não mata ninguém. Lógico com respeito e ética” – Adriano Silva

Por outro lado, um pequeno grupo discorda das invenções e cita ‘fala de respeito’.

“Acho péssimo, desrespeito com as agremiações” – Lih Alves

A escola de samba Dragões da Real foi uma das vítimas e teve seu nome utilizado em uma das publicações. Questionado, o presidente Renato Remondini não vê más intenções nas informações e destaca como criatividade do público que acompanha o espetáculo.

“Não vejo tanta maldade, desde que não haja desrespeito às escolas ou uma exposição desnecessária. O povo é muito criativo e isso faz parte de uma grande brincadeira, prefiro entender desta forma”, destaca.

O líder da atual vice-campeã também avalia se esse comportamento interfere no processo de criação e divulgação do tema 2018 das coirmãs. “Não acredito que isso atrapalhe, pois todas as escolas tem seu planejamento definido. A Dragões já anunciou que o lançamento do enredo é no dia 10 de junho. Qualquer especulação que vier antes disso, as pessoas vão saber que não se trata de uma fonte oficial”, finaliza.

Outra comunidade que tem sido alvo dos possíveis títulos para a próxima folia é a da escola de samba Vai-Vai. A maior campeã do Grupo Especial São Paulo teve Tim Maia, Rita Lee, Sérgio Malandro e vários artistas estampados nas logomarcas fictícias.

A assessoria de imprensa da alvinegra se posicionou quanto a proliferação assegurando que esse tipo de ação não interfere no processo de desenvolvimento da nova história que será levada para a avenida. A equipe ainda revelou que existe um padrão de qualidade no repasse das informações sobre a Vai-Vai e facilmente eles identificam a veracidade dos conteúdos.  A direção da entidade afirmou que o lançamento oficial será ‘digno de uma escola recordista de títulos’.

Perante a este cenário, o que resta agora é aguardar os próximos dias para saber se alguns desses autores tiveram a sorte e conseguiram descobrir, sem querer, um enredo para o ano que vem.

 

 

Sobre Felipe Cruz

mm
Jornalista responsável e editor chefe do site Amantes do Carnaval de São Paulo. (MTB 63803).

Veja também!

Mocidade: enredo será anunciado durante festa de aniversário

Veja detalhes do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *