Uma brincadeira que surgiu no grupo “Amantes do Carnaval de São Paulo” deu o tom para a apresentação de enredo da Tom Maior. As dicas apresentadas pela vermelho e amarelo em suas redes sociais davam a entender que o enredo do próximo Carnaval seria o ‘Castelo Rá-tim-Bum’ ou a comemoração dos 50 anos da ‘TV Cultura’, produtora do programa.
Durante a noite desta quinta (13), a escola fez uma live para lançar o seu enredo e dentre as centenas de perguntas e palpites lá estavam os sambistas questionando sobre o Castelo e a Tv Cultura.
A Presidente afirmou, porém, que não seria o famoso programa de televisão, mas que o tema seria repleto de cultura. Assim, anunciou o enredo: “Coisa de Preto”.
Luciana afirmou que há muito tempo recebe sugestões de enredos da comunidade, mas que a diretoria da escola queria sair do óbvio. “Após muita leitura, a escola quer mostrar um enredo já feito, mas por outra ótica”, prosseguiu. “A Tom Maior já mostrou a história do povo brasileiro em tom de lamento. Em 2020 ela vai contar a história do brasileiro, negro, dentro da nossa cultura, de forma a dissociar o ditado ‘coisa de preto’ de uma coisa ruim”. E finalizou: “Coisa de preto construiu nossa nação”.
A escola vai exaltar a história de brasileiros negros na cultura, arte, filosofia, bem como exaltar a negritude de ícones como Machado de Assis e Chiquinha Gonzaga, que quase sempre são ‘clareados’ e pintados como brancos nos registros históricos.
O vídeo completo do lançamento você assiste aqui:
Chegou a hora de conhecer o nosso enredo do Carnaval 2020.Acesse www.tommaior.com e acompanhe. Carnaval 2020 já está aí! Compartilhe para mais gente.#TomMaior #Carnaval2020 #VinteVinte #VemCarnaval #CarnavalSP2020 #lançamento
Posted by Tom Maior on Thursday, June 13, 2019
A explanação do enredo aos compositores acontece na próxima segunda-feira (17).
Na ocasião, a escola lançou uma arte não oficial porém ilustrativa do enredo. Nela, nomes de negros importantes para a cultura nacional formam o Brasil. Confira:
Comments