Por Felipe Cruz e Tiago Bombonatti
Com a colaboração de Guilherme Queiroz e Thiago Carvalho.
A segunda escola de samba a se apresentar na primeira noite dos desfiles oficiais trouxe uma clima de maresia para o sambódromo ao contar a história do município–arquipélago de Ilhabela, localizado na região norte do litoral de São Paulo. A agremiação veio com alegorias e fantasias de extremo capricho.
O enredo da Vila Maria “A Vila mais famosa é a mais bela, Ilhabela da fantasia”, foi desenvolvido pelo Carnavalesco Alexandre Louzada e teve como objetivo desbravar as lendas e magias da região.
No início, o presidente Adilson José fez um discurso agradecendo a comunidade de Vila Maria e dizendo que aquela era a hora de todos mostrarem o que foi feito durante todo o ano. Em seguida os cantores da escola, liderado pelo intérprete Clóvis Pê, cantaram o samba dos autores Dudu Nobre, Rafa do Cavaco, Turko, Maradona, Paulinho Miranda, Diego Nicolau, Garoto Bom e Nenê da Vila.
VÍDEO COM O DESFILE OFICIAL DA VILA MARIA
Coreografada por Renan Banov, comissão de frente apresentou três grandes elementos alegóricos que conduziam três componentes simulando uma batalha. Ao chão, a destaque central da comissão representava uma feiticeira, que manipulava o restante do grupo como seus súditos, os piratas.
Na sequência, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Edgar Carubina e Laís Moreira, estavam muito bem vestidos e carregavam com elegância o pavilhão da Vila Maria. A fantasia do casal trazia muitos faisões azuis com pontas claras, que remetiam à vida marinha.
O grande carro abre-alas trouxe em sua base uma grande escultura de sereia, muitos animais marinhos e a rica representação da flora regional. A bateria “Cadência da Vila” recebeu aplausos do público na arquibancada monumental no momento em que os ritmistas pararam de tocar e toda a escola cantou um dos refrões.
O segundo setor destacou as manifestações folclóricas e outra alegoria gigantesca, rodeada por índias, tambores e caveiras, que reverenciavam os ancestrais que habitavam a ilha. As alas mostraram uniformidade, todo os componestes cantaram o samba com vigor durante todo o desfile. As fantasias estavam muito bem acabadas e formaram uma cromática de cores compatível com o contexto de cada setor.
O terceiro e o quarto carro mostraram a chegada de desbravadores e a riqueza cultural da região, respectivamente. O desfile foi encerrado com com o carro que lembrou as maravilhas de Ilhabela. O portão foi fechado sem grandes problemas de evolução.
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
- (Foto: Thiago Carvalho / Amantes do Carnaval de São Paulo)
Ao final do desfile nossa equipe conversou com o diretor geral de harmonia, Demis Roberto, para saber da apresentação da Vila Maria, ouça:
- Conheça o enredo 2016 da Unidos de Vila Maria
- Ouça o samba 2016 da Unidos de Vila Maria
- Veja como a Vila Maria se apresentou na festa de lançamento do CD 2016
- Veja como foi o primeiro ensaio técnico da Vila Maria
- Veja como foi o segundo ensaio técnico da Vila Maria
- Veja como foi o terceiro ensaio técnico da Vila Maria
Comments